O presente projeto foi idealizado a partir da observação participativa em campo de estágio, contudo, tem o intuito de demonstrar como será realizado o projeto de intervenção na APAE de São Francisco do Conde, onde pretende-se, mostrar a importância do Serviço Social no processo de inclusão escolar na escola regular com os alunos da instituição, tendo a oportunidade de aplicar o mesmo na instituição. Assim, este estágio amplia o conhecimento obtidos durante as aulas teóricas, pois foram colocados em práticas. Desta forma, o estágio é de suma importância para o estudante acadêmico colocando o discente mais próximo de sua realidade profissional, enquanto futuro Assistente Social.
Para tanto, o estágio foi realizado em uma Instituição educacional, que tem a responsabilidade de educar os alunos deficientes do município de São Francisco do Conde, sendo a única em toda a cidade, Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE trata-se de uma instituição filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos, sobrevivendo de convênios e parcerias com empresas particulares como a Brasilgás. Fundada em 27 de outubro de 1995, tendo atendimento educacional especializado para os deficientes mentais, e outros serviços de saúde como, teste do pezinho, estimulação precoce, fisioterapia, psicologia, assistência social. Atualmente a instituição atende a 145 alunos, divididos entre a escola e o centro de capacitação profissional, além de atendimentos que são feitos pela equipe de saúde de pessoas com deficiência, mas que não fazem parte do quadro de alunos da instituição.
Desta maneira, foi possível observar várias dificuldades que o assistente social tem no seu dia-a-dia na instituição, assim como as suas conquistas. Pois, ser Assistente Social, segundo, Iamamoto (2008) necessita ter um compromisso ético com a profissão e com o usuário e está à frente da luta pela defesa e efetivação dos direitos, neste caso os direitos do estudantes deficientes da APAE.
E por fim, o oportuno projeto objetiva compreender as ações inerentes a práxis profissional face a esta realidade tão comum, ou seja, inclusão escolar de crianças portadoras de deficiência, bem como, perceber a importância do compromisso ético na efetivação da garantia dos direitos destes, ora excluídos.
Durante a realização do estágio de observação, verificou-se que poucos alunos da instituição são matriculados na escola regular, e que a atuação do serviço social, nesta situação nem sempre pode ser total, pois devido à instituição só ter um profissional nesta área e a mesma ter uma demanda de alunos muito grande, outro problemas são mais gritantes do que este no momento, cabendo está responsabilidade para a coordenação da escola.
Desta forma, a pesquisa justificou-se pela inquietação como estagiaria de que a inclusão escolar deve ser realizada não só pela coordenação da escola e sim por estes dois profissionais em conjunto, pedagoga e Assistente Social, sendo que mais pelo Serviço Social, pois cabe a este profissional avaliar e garantir os direitos destes alunos deficientes, surgindo assim, o tema proposto, a atuação do Assistente Social na inclusão dos alunos deficientes da APAE de São Francisco do Conde na escola regular.
Objetivo Geral
Demonstrar a importância da atuação do serviço social na inclusão escolar, a fim de que, estes profissionais possam ajudar neste processo de incluir os deficientes da APAE de São Francisco do Conde, nas escolas regular do município.
Objetivos Específicos
• Analisar de que forma a APAE de São Francisco do Conde, vem contribuindo para uma melhor formação das pessoas com deficiência mental;
• Identificar e analisar as políticas públicas voltadas para a inclusão no âmbito do ensino escolar regular;
• Verificar e analisar o maior desafio das pessoas com deficiência no âmbito do ensino escolar regular;
• Promover ações que valorizem a importância da inclusão escolar;
• Demonstrar qual o papel do serviço social na APAE de São Francisco do Conde;
• Sensibilizar família e escola para que observem a importância de outros ambientes fora da APAE de São Francisco do Conde.
Para a implantação deste projeto as pessoas ou os grupos de pessoas que serão mobilizadas participarão das atividades, mais especificamente àquelas que estarão envolvidas diretamente no contexto do objetivo geral. Neste sentido, constitui-se, como público-alvo os alunos da APAE, alunos da escola regular, pais e educadores.
METASDifundir conhecimento e sensibilizar os pais ressaltando a importância da inclusão escolar.
METODOLOGIAPara a realização deste projeto serão utilizados alguns instrumentos onde darão subsídios que ajudaram na aplicação do projeto. No primeiro momento uma visita as escolas onde, servirá como análise para a atual situação dos alunos que se encontram inseridos na escola regular. Após esta análise, e com base no que será visto, serão marcados reuniões onde esclarecerá a importância da inclusão e o papel do Serviço Social.
Serão confeccionados cartazes e cartilhas, informando o que é a inclusão, e como deve ser feita. Além dessas situações, será feita uma pesquisa bibliográfica com a utilização de alguns autores que falam sobre a inclusão como: Sazacki, Bartollet, entre outros.
HUMANOS
• Palestrante (Assistente Social da APAE de São Francisco do Conde e Graduando em Serviço Social pela UNITINS);
• Pais;
• Educadores;
• Alunos.
MATERIAIS
• Datashow;
• Caneta esferográfica;
• Lápis;
• Papel oficio;
• Computador;
• Impressora;
• Netbook;
• Grampeador;
• Grampo;
• Caixa amplificadora;
• Guloseimas.
PARCEIROS
Carla Carolina Cardoso de Andrade - Coordenadora do CCP da APAE
Rita de Cássia Falcão – Assistente Social – UNOPAR
Rita de Cácia Correia – Advogada e Pedagoga – DPE-Ba
Como método de avaliação, será realizada uma entrevista sobre a satisfação das pessoas que foram acompanhadas, como: pais, professores, Serviço Social, Direção da APAE, Coordenação da APAE, entre outros interessados.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES |
DEZ |
JAN |
FEV |
MAR |
ABR |
MAI |
JUN |
JUL |
AGO |
Conhecimento da Instituição |
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Elaboração do Projeto |
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X |
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Escolha da temática do Projeto |
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Desenvolvimento do Projeto |
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Estudo da implantação do Projeto |
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X |
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Elaboração das Atividades |
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Elaboração das Cartilhas |
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Visita às Escolas Regulares |
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Palestras com os pais |
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Bate–papo com os professores |
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X |
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X |
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Palestra com os Educadores |
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Execução do Projeto |
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Culminância do Projeto |
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Avaliação do Projeto |
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X |
Finalização do Projeto |
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BIBLIOGRAFIA
BARTALOTTI, Celina Carmo. Inclusão social das pessoas com deficiência: Utopia ou Possibilidade? São Paulo, 2006.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Distrito Federal – Brasília: MEC/SEF, 1997.
MANTOAN, Maria Teresa Englér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2ª ed.- São Paulo: Moderna, 2006.
ONU. Declaração de Salamanca. Disponível em: http://.www.educabrasil.com.br /eb/dic/dicionário.asp. Acesso em: 20/06/2012.
OLIVEIRA, Flávia Fernandes. Dialogando sobre educação, educação física e inclusão escolar. Disponível em:
DAL – FORNO, Josiane Pozzatti e OLIVEIRA, Valeska Fortes de. O Professor na Escola Inclusiva: Construindo Saberes. Disponível em: